Fernanda Kurebayashi em sua loja em Gonçalves (MG) - Foto: Amandina Morbeck.
Fernanda Kurebayashi em sua loja em Gonçalves (MG) – Foto: Amandina Morbeck.

A Senhora das Especiarias tem uma mente criativa, curiosa, investigadora de cheiros e de sabores por trás de cada receita: a paulista Fernanda Kurebayashi. Nascida no interior do Estado, mudou-se para São Paulo capital em busca de estudos e de melhores oportunidades profissionais. Embora bem-sucedida em seu planejamento de vida, sentia que ainda não era aquilo que a completava internamente. E foi quando conheceu Gonçalves, no início do ano 2000, que sentiu que a peça que faltava estava nessa pequena e bela porção da Serra da Mantiqueira.

Depois de algum planejamento, deixou tudo para trás e em 2001 nasceu a “fábrica de geleias exóticas” batizada de A Senhora das Especiarias. No portfólio, algumas receitas testadas com amigos e com parentes e muita vontade para que tudo desse certo. E deu! Mas ao longo do caminho, naturalmente vieram mudanças: as sócias do começo do projeto seguiram caminhos diferentes e Fernanda assumiu o negócio; a fábrica, que sempre dividiu espaço com a loja, aos poucos foi precisando aumentar a produção e, sempre empregando mão de obra local, teve de mudar de espaço físico algumas vezes; foi preciso regularizar, adaptar-se a legislação, formalizar, informatizar e pagar pelo crescimento.

Foram anos de luta e de confiança no sonho, cujo objetivo sempre foi o de criar e de oferecer produtos de qualidade, artesanais e diferenciados ao consumidor. Com isso, aos poucos foi tornando-se referência em Gonçalves e na região e conquistando espaço também para além das montanhas mineiras.

Organização empresarial num negócio artesanal

O consumidor dos produtos com a marca A Senhora das Especiarias reconhece e valoriza o diferencial que eles levam nos pequenos potes. Tudo é feito em tachos, sem correria e com absoluto controle de qualidade sob os olhos atentos de Fernanda, que quando não está viajando, bate ponto todos os dias na fábrica. É ali que, entre os afazeres do dia a dia, convive com suas colaboradoras, dá instruções e ajusta o que é necessário, conversa com fornecedores, muitas vezes atende clientes, planeja os próximos passos de seu negócio, responde e-mails e despacha com suas ajudantes.

É ali também que testa misturas inusitadas e combina sabores de forma surpreendente para deixar à mão do consumidor uma poção mágica que poderá transformar um simples filé numa iguaria ou apenas dar um toque novo ao queijo e ao vinho. Por esse motivo, não é pouco dizer que, naquele pequeno espaço, Fernanda e sua equipe produzem criatividade e vendem surpresas.

Fachada de A Senhora das Especiarias em Gonçalves (MG) - Foto: ????????.
Fachada da loja em Gonçalves (MG) – Foto: Daniel Froelich.

Mesa e gastronomia, grandes aliadas

Ousar é uma palavra sempre presente no dia a dia d’A Senhora das Especiarias. Pode ser que  algumas criações fiquem diferentes do que se esperava, mas como saber até testar? À ousadia junta-se o clima de alegria e de otimismo naquele lugar que reúne pessoas que sabem que o que estão fazendo vai fazer diferença no paladar e na saúde de alguém, seja para acompanhar uma fatia de pão num café da manhã corrido ou para incrementar o sabor de um prato mais elaborado, uma vez que os produtos voltados para a gastronomia ocupam uma porção generosa do portfólio da empresa.

Quando a alma está satisfeita, plena de humor e de sentido, fica mais fácil acreditar e fazer um mundo melhor a cada dia. E alimentar, na visão de Fernanda, é ultrapassar o sentido de apenas nutrir o corpo, por isso o cuidado nos mínimos detalhes para que cada pote leve alegria, otimismo, beleza e prazer de comer.

Pitada essencial

Vista de Gonçalves e as montanhas da Serra da Mantiqueira.
Montanhas e araucárias caracterizam as paisagens de Gonçalves – Foto: Amandina Morbeck.

A pitada essencial em tudo o que é criado pela Fernanda, testado por sua equipe, transformado nos tachos e embalados nos potes é a energia da Serra da Mantiqueira, que abraça Gonçalves, essa bucólica cidadezinha, com seu vasto e belo município, onde a população ainda olha nos olhos para dizer “bom dia”.

É nela que a loja abre todos os dias* e onde o visitante pode degustar os produtos sem a mínima pressa. O interessado também pode agendar um tour pela fábrica e entender melhor por que tudo o que é feito ali é tão especial.

——————–

*Domingo a sexta-feira: 9h às 17h   |   Sábados e feriados: 9h às 18h
Faça um tour virtual clicando aqui.